Acervo conta história da arquitetura hospitalar brasileira

Um acervo digital inédito no país disponibiliza material sobre a história e evolução da arquitetura hospitalar brasileira. A iniciativa de digitalizar parte desse acervo foi do Instituto de Pesquisas Hospitalares Arquiteto Jarbas Karman (IPH), entidade sem fins lucrativos que completa 60 anos este ano.

Instituto de Pesquisas Hospitalares Arquiteto Jarbas Karman (IPH)

São livros, revistas, projetos arquitetônicos, fotos, vídeos e outros documentos que traçam uma espécie de linha do tempo da construção de hospitais de 1949 até os dias de hoje.

Os materiais reunidos pelo IPH relatam a participação de Jarbas Karman no desenvolvimento de diversos hospitais, entre os quais o Hospital Israelita Albert Einstein, na capital paulista e o Hospital do Câncer (Pio XII), em Barretos, interior de São Paulo, mas também contém registros e documentos de diversos outros autores.

Os livros somam aproximadamente 750 exemplares. Os projetos arquitetônicos onde Jarbas Karman atuou somam 6 mil plantas que abarcam cerca de 300 projetos. Também, integram o acervo coleções como Revista Paulista de Hospitais, Hospital de Hoje e Vida Hospitalar. E, as estrangeiras, The Modern Hospital, Hospital Topics, The Canadian Hospital e Das Krankenhaus, entre outras.

Serviço: O acervo estará disponível para pesquisa no novo portal do Instituto, que foi completamente remodelado por ocasião da celebração dos 60 anos do IPH (http://www.iph.org.br/) e entrou no ar em maio de 2014.

NAVEGAÇÃO
CONTATO

contato@tmengenharia.com

Av. Getúlio Vargas, 874
Funcionários
Belo Horizonte - MG

SOCIAL
  • TM Engenharia Facebook
  • TM Engenharia Instagram

31 3264.1104

////////////////////////////////////////////////////

Todos os direitos reservados © 1985 a 2020 - TM Engenharia de Soluções