Efluentes Líquidos Não-Domésticos: Saiba o que é e como fazer a gestão adequada


Os esgotos gerados nas cidades podem ser de origem doméstica ou de origem não doméstica. Os esgotos não domésticos são aqueles provenientes do uso de água para fins industriais, comerciais ou de prestação de serviços, que adquirem características próprias em função do processo empregado e podem resultar em inúmeros impactos se não descartados corretamente.


A legislação vigente não permite o despejo de efluentes não domésticos que contenham substâncias que, por sua natureza, interfiram na eficiência dos processos da estação de tratamento de esgoto ou que possam causar dano ao meio ambiente, ao patrimônio público ou à saúde e segurança da população. Por isso, a fim de assegurar e auxiliar na gestão adequada dos efluentes não-domésticos gerados pelas empresas, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa desenvolveu o Programa de Recebimento e Controle de Efluentes Não Domésticos – PRECEND.


O programa deve ser elaborado com base na Norma Técnica 187 e pode ser apresentado na tipologia Parte A/Parte B ou na tipologia Hospitalar. A tipologia Hospitalar foi criada com o objetivo de caracterizar, de forma mais simplificada, os esgotos gerados nos hospitais e permitir o correto gerenciamento pelos seus gestores.


É importante salientar que também é vedado o descarte de qualquer volume de água pluvial no esgoto sanitário. Sendo assim, é de extrema importância a projeção correta das instalações hidrossanitárias, prevendo a segregação completa das redes de esgoto e águas pluviais.


Sua empresa ainda não ingressou no PRECEND? Entre em contato conosco. Sabemos exatamente o que fazer para que sua empresa esteja de acordo com as normas governamentais sobe Efluentes Líquidos Não-Domésticos.

NAVEGAÇÃO
CONTATO

contato@tmengenharia.com

Av. Getúlio Vargas, 874
Funcionários
Belo Horizonte - MG

SOCIAL
  • TM Engenharia Facebook
  • TM Engenharia Instagram

31 3264.1104

////////////////////////////////////////////////////

Todos os direitos reservados © 1985 a 2020 - TM Engenharia de Soluções