top of page

Gestão Ambiental: Entenda o que é e as vantagens desse sistema

Atualizado: 11 de dez. de 2018


A Gestão Ambiental é um sistema que reúne diversas práticas que buscam um equilíbrio entre as atividades econômicas, a preservação do meio ambiente e o bem estar social. Entre essas ações estão o controle e redução de impactos ambientais relativos a suas atividades, a verificação do cumprimento das leis, o desenvolvimento e utilização de tecnologias que diminuam a poluição do ar, questões referentes ao consumo de água e a geração de esgoto, a gestão de resíduos, a contaminação do solo, a mitigação e adaptação às alterações climáticas e a utilização e eficiência dos recursos.

A norma internacionalmente aceita e que estabelece os requisitos para implantação do sistema de gerenciamento ambiental é a ABNT NBR ISO 14001. Ela ajuda a melhorar o desempenho das empresas por meio da utilização consciente dos recursos e da redução da geração de resíduos, ganhando assim vantagem competitiva e a confiança das partes interessadas.

Por se tratar de um sistema de gestão, a norma também contempla a melhoria continuada e permite que o processo de gerenciamento ambiental seja integrado com outros sistemas gerenciais, proporcionando uma maior contribuição por parte da liderança e um compromisso intenso em relação a iniciativas proativas que impulsionem o desempenho ambiental.

A ISO 14001 foi recentemente atualizada para abordar as mais recentes tendências mundiais, levando em consideração os elementos internos e externos de uma empresa que influenciam no impacto ambiental, como sazonalidade e o contexto competitivo em que estão inseridas.

A implementação do sistema de gerência ambiental traz inúmeros benefícios para uma empresa. Entre eles, podemos destacar os seguintes aspectos:

· Controle e diminuição do impacto ambiental;

· Aumento do envolvimento da liderança e o comprometimento dos funcionários;

· Cumprimento de requisitos legais e regulamentais vigentes (obtenção de licenças, alvarás, etc);

· Diminuição de sanções por descumprimento das leis ambientais;

· Redução dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais;

· Elevação da qualidade dos serviços e produtos;

· Vantagem competitiva e financeira, aumentando a eficiência e reduzindo os custos;

· Incentiva a melhoria do desempenho ambiental por parte de fornecedores, integrando os aos sistemas de negócios da empresa;

· Aumento da credibilidade da empresa diante da sociedade e dos clientes.

Assim, sabendo de todos os benefícios de adotar um sistema e gestão ambiental, a tendência é que as empresas preocupadas com a credibilidade dentre os seus potenciais clientes, e que desejam potencializar seus lucros, comecem a procurar serviços de implementação da SGA.

Se você tem interesse em implantar um sistema de gerenciamento ambiental na sua empresa, pode entrar em contato conosco e ver quais serviços podemos oferecer para o seu negócio. Envie um email para contato@tmengenharia.com ou ligue para nós (31)3264-1104 .

0 comentário
bottom of page