top of page

Plano de Logística: Otimização das Áreas de Carga e Descarga

Atualizado: 11 de dez. de 2018

Dentre as mais variadas definições, a logística pode ser entendida como sendo a ação que planeja, implementa e controla o fluxo de matérias-primas e suprimentos em um estabelecimento, bem como as informações relacionadas a eles, desde o ponto de origem até o ponto de consumo. É considerada vital para as empresas, independente do segmento, uma vez que cria valor para os serviços prestados, viabilizando processos mais rápidos e custos mais baixos.

O transporte de mercadorias em centros urbanos enfrenta grandes desafios, principalmente pela desordem na ocupação urbana, que ocorreu ao longo dos anos anteriores às Leis de Uso e Ocupação do Solo. Em Belo Horizonte, os impactos viários mais significativos são os relacionados à movimentação de insumos, tornando imprescindível a aplicação da logística para melhoria dos processos e redução dos conflitos.


Dois dos aspectos fundamentais enfrentados são a deficiência de área para a internalização das operações de carga e descarga e os congestionamentos causados nos locais das operações.


Visando um gerenciamento eficiente nos processos de recebimento de cargas pelos empreendimentos de impacto, no novo formato de licenciamento ambiental da Prefeitura de Belo Horizonte, a BHTRANS solicita a apresentação de plano de logística da utilização das áreas de carga e descarga. Este estudo contempla um diagnóstico detalhado das operações dos estabelecimentos e propõe medidas e estratégias para minimizar os impactos ambientais e urbanísticos causados por essas operações.


Quer otimizar os seus processos de carga e descarga? Conte com a TM para realizar esta e outras etapas importantes para o seu empreendimento.

0 comentário
bottom of page